O blog mais parecido comigo e com a cã0fusã0 da minha vida...

Teorias

Sim, ainda estou viva!!! =)

Andava a arrumar uns apontamentos de uma cadeira e encontrei uma teoria (pra quem não sabe, considero-me uma estupenda reencarnação de uma professora de análise matemática (aulas teóricas), que tem sempre uma boa teoria para explicar, mas que ninguém acredita muito...)! Não é uma teoria qualquer, é uma Senhora Teoria!

Consta no seguinte:

"Se(Professor=elevado currículo, Professor=Gabarolas; Gabarolas na mesma)"

Por outras palavras, qualquer professor que tenha um elevado currículo pode vir a apresentar um elevado potencial para desenvolver o síndrome de "Eu sou o melhor!"!
Não, não tenho nada contra os grandes currículos, até gostava de ter um assim tipo lençol, mas pra mim uma coisa é certa: Um professor que na primeira aula, em vez de falar com os alunos e de apresentar a cadeira, se põe a falar sobre si e sobre o seu maravilhoso-lindíssimo-invejável currículo... não vai prestar pra nada o resto do semestre! Simples!

Até já tinha confirmado esta teoria com umas colegas, mas agora... desde que apanhei o senhor JotaGuêéFe numa cadeira, tive a confirmação! Tão certo quanto eu me chamar Marta! (com um intervalo de confiança de 99%)

O senhor chegou, e começou a falar sobre si (que bom pra ele...) e sobre o seu percurso, e então disse mais ou menos isto (tem os meus pensamentos entre (), sobre o que ele falava na aula...):

1) tem um vastíssimo currículo (eu também... mas em construção!)
2) não gosta muito de Portugal, porque os portugueses são pouco exigentes consigo e os alunos deviam trabalhar esse lado e tomar como exemplo os alunos de outros países (concordo com a exigência, mas se não gosta de Protugal, porque é que me dá aulas??)
3) devemos sempre ir para fora, porque em Portugal não se alcança nada (arranjas-me estágio??)
4) não devemos fazer trabalhos de grupo com os colegas/amigos, mesmo que tenhamos má nota devemos escolher sempre pessoas desconhecidas para aprendermos a trabalhar com outras pessoas (vou pedir à minha prima de 5 anos pra ser do meu grupo...)
5) deu aulas quase plo mundo fora (eu também... até ensinei o cão a deitar e rebolar..)
6) sabe falar chinês e tudo (eu falo gatês)
7) é tão importante que até trouxe uma aluna de fora consigo, para estudar em Portugal (não sou muito dada a alunas... agora alunos... =)))) )

A coisa até se superou... claro está que eu reforcei a minha teoria às minhas colegas, mas elas fizeram cara de "oh Marta, outra vez??!" e eu fiz como a pi me ensinou: baixei as orelhas mas fiquei de olho no "rato"!

Claro que não demorou muito tempo até ao senhor se revelar... As aulas teóricas passaram a ser aulas de aritmética (e aqui é importante explicar que as aulas são da cadeira de Sistemas Aquáticos!!), com perguntas do tipo "responde agora em 5 segundos ou és o elo mais fraco", com relatos excitantes (tão excitantes que na última aula éramos 5 alunos num anfiteatro) da sua vida de professor e das suas maravilhosas viagens, ah, e nota importante: o dialecto do senhor oscilava entre o português e o inglês...

Eu desisti à 3a aula... a minha vida tem coisas bem mais interessantes que a dele! Até tenho um blog, quem é ele pra andar a vangloriar-se??:P

A coisa ficou muito cómica quando se aproximou a data do exame e o estudo pro dito-cujo...
Os apontamentos das aulas eram poucos (os sobreviventes das aulas ja não conseguiam escrever muito mais que o dia da aula e o tópico) e os slides de apoio.. MARAVILHOSOS!!! Para verem o quanto maravilhosos eram, digo-vos que tinha modelos a desfilarem numa passerelle (como introdução a modelos matemáticos... faz todo o sentido!), oscilavam entre frases em português e em inglês, tinham erros de português e... o mais cómico... o último slide era uma foto do senhor professor a beber um shot com um chinês qualquer que fez um modelo matemático lindíssimo (como a cara deles...) com o senhor professor!!! Maravilhoso! Até os meus dedos dos pés se riram... e olhem que estes são difíceis de convencer!


Palavras para quê? É o Ensino Universitário no seu melhor!! Se há um bom aluno, que acabou o curso com boas notas, porque não fazê-lo professor da faculdade?? Eu até concordo, mas deviam analisar a parte de "pedagogia" ou o "saber transmitir conhecimentos" que esse prof tem... Porque há muito boa gente que perdeu estas qualidades não sei bem onde e, no entanto, tem um bom currículo pra dar aulas!!!

É claro que há sempre a excepção à regra, e até tenho bons profs com bons currículos, mas... não se gabam disso, são aquela raça em vias de extinção, como se diz?? ah, HUMILDES!!

Enfim, ja descarreguei a minha frustração e o exame até já está feito, falta agora esperar pla nota e que o senhor professor não seja "cliente assíduo" do meu blog! :P

2 fus0es:

Lmatta disse...

vais ter boa nota
beijos

Unknown disse...

Não faço a minima ideia de quem a sr Marta está a falar.. eu xeguei ao ponto de fechar o caderno, abrir o meu livro de ficção cientifica e ali ficar a ler... e a ouvir barbaridades do prof com um aluno qq q n sabia o q dizia, e o nosso ilustre professor latino americano, q faz depilação nos braços, como eu gosto de o xamar, a xamar a atenção ao erro... pode se dizer q n aprendi nada naquelas malditas aulas das 4 as 6h ahhhhhh

LOLADA

Enviar um comentário

Seguidores

Prendas!